quinta-feira, 16 de julho de 2009

Lee Fields

Aqui é problema ein! Funk da pesada, escuto repetidas vezes sem enjoar e cada vez escuto um timbre de um instrumento diferente, pra qualquer hora do dia ou naquelas noites que voce sair de carro pelas ruas do centro, não esqueça ...
...PROBLEMS in your head !

O cantor norte-americano Lee Fields é um músico calejado que vem das antigas. Subestimado, percorreu as sombras do funk e da soul music americana, carregando o fardo dos malditos em grande parte de sua carreira. Nessa vibe, colecionou uma série de infortúnios musicais: singles sem sucesso lançados entre 1969 e 1979, um malfadado LP gravado em 1979 (Let’s Talk It Over) e ostracismo reinante até 1992 – ano que finalmente voltou à ativa e teve seu valor reconhecido por colecionadores de rare grooves e aficionados pelo som black dos anos 70. Aos poucos, o seu talento artístico também foi sendo redescoberto por uma nova geração de admiradores.
Revigorado, lançou grandes preciosidades da música negra norte-americana através dos selos Ace, Desco, Daptone e Soul Fire. Álbuns como Enough is Enough (1992), Let’s Get a Groove On (1999) ou Problems (2002) são os indícios de como é possível resgatar a sonoridade funk das antigas, com belos instrumentais e o groove deformando as orebas. Tanto pelo estilo do som como pelo jeito de cantar e se portar no palco, Lee Fields passou a ser chamado no decorrer da carreira de Little J.B. (Pequeno James Brown), o que cá entre nós, está de bom tamanho.



Na cola de James Brown, Fields segue os passos do mestre abordando temas como a criminalidade, a pobreza nos guetos, amor, relacionamentos e drogas. Faixas como “Problems”, “Rapping With Lee”, “Bad Trip”, “I Don’t Know Where I’m Going”, “Clap Your Hands”, “Honey Dove” e a instrumental “Get On The Good Foot” são os temas que mais gosto, trazendo uma base percussiva sólida, instrumentos de sopro, guitarras wah wah e linhas de baixo estilosas que encaixam como uma luva nos arranjos. Estrutura sônica perfeita para Fields descarregar o seu vocal a la James Brown, alternando timbres suaves com outros mais ríspidos. O posto de Soul Brother n° 2 parece que está definitivamente preenchido pelo enigmático e talentoso Lee Fields.


Faixas:
01. Problems
02. The Right Thing
03. Rapping With Lee
04. Bad Trip
05. Get On The Good Foot
06. I Don’t Know Where I’m Going
07. Clap Your Hands
08. Honey Dove
09. I’m The Man

Nenhum comentário:

Postar um comentário