sexta-feira, 11 de setembro de 2009

G.O.G - BRASIL COM "P" - ENTREVISTA EXCLUSIVA

Genival Oliveira Gonçalves. (GOG)

Um dos maiores nomes, se não o maior do RAP Nacional, fala sobre sua composição Brasil com "P".
Vai segurando!!!


Nome da Musica: Brasil com "P"

Autor: GOG








Fale do contexto da Música?

GOG: Brasil com "P" foi composta no ano 2.000, é faixa integrante do meu 5º Cd - CPI da Favela - e foi gravada ao vivo no meu primeiro e mais recente DVD - Cartão Postal Bomba! com a participação de Maria Rita e da Banda MPB-Black, já foi lançada em livro, revistas e em breve será apresentada como uma peça de teatro.

Ela surgiu diante de vária inquietações:

- Nos anos 70, eu observava, sem entender, o por que de Brasil ser escrito com "Z" nas caixas de papelão. A frase completa era: Made in Brazil. Isso me intrigava e passou a me incomodar.

- 4P(pronuncia: quatro pê) - Poder Para o Povo Preto - Essa frase, imortalizada no hip hop brasileiro pelo parceiro KL Jay, também me serviu de inspiração, já que a letra "o" entre as palavras para e povo me incomodava.

- Ouvir maestros, cantores, críticos musicais dizendo: rap não é música, não tem poesia.

Daí pensei: vou escrever algo sem vogais, conjunções, só com a letra "p", e mais tem que ter sentido e expressão.

Foi desse desafio que nasceu a letra, mostrar que se sou o povo, posso ser o que quero.

O processo da escrita, por mais que tenha sido trabalhoso, foi bem mais fácil do que chegar à idéia conceitual da letra, que foi escrita rapidamente e hoje conta com a continuação que é "Proxíma Parte" faixa do cd Tarja Preta.

Hoje percebo que a obvervação e a inovação são pontos imprescindíveis no verso, prosa, poesia, enfim no texto literário. Digo isso, colhendo belos frutos dessa criação.

Conte um pouco do momento que vivia ao compor esta Música?

GOG: Eu vinha de um disco muito forte, "Das Trevas à Luz".

O que fazer? Como inovar e contribuir, verdadeiramente, à cena do hip hop brasileiro?

A respostas a esses questionamente teriam que vir sob a forma de boa música.

Se esta musica pudesse se materializar em forma de gente, qual figura seria? Porque?

GOG: O traballhador e a trabalhadora brasileiros.

Eles se viram de várias formas, todas criativas para sobreviver. São desrespeitados, mas de uma forma bem objetiva, dizem à todos os incrédulos: olhem eu aqui!

O que acha da iniciativa do blog Música Preta Brasileira (MPB) em abrir espaço para o autor contar a história da Música?

GOG: A sensação foi que eu embarque numa nave e retornei no tempo.

Me sinto, realmente, muito agradecido por essa oportunidade, principalmente nesse dia a dia de todo dia que é só pensar no outro dia.

Que lôco né?


Confiram o Vídeo: Brasil com "P"
( fonte : http://musicapretabrasileira.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário